Título: HARTUNG É REELEITO NO ESPÍRITO SANTO COM 77,3%
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 02/10/2006, O País, p. 16

Candidato do PMDB vence no 1º turno contra apenas 21,7% do adversário do PDT

VITÓRIA. O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), foi reeleito com 77,3% dos votos válidos. No segundo lugar, com 21,7%, ficou o candidato Sérgio Vidigal (PDT). Ao ver confirmada a vitória com uma das maiores votações do país, Hartung disse que a prioridade da próxima gestão no estado será a educação.

¿ O saber é o maior patrimônio que podemos deixar aos jovens capixabas. O Espírito Santo vive um momento mágico na economia, e precisamos entrar no ciclo do desenvolvimento educacional. Daremos atenção especial desde a pré-escola ao ensino superior, ajudando prefeituras que não têm capacidade de gerir bem o sistema da educação.

Segurança também é prioridade, diz governador

Paulo Hartung também defendeu mais investimentos na área da saúde e na segurança pública.

¿ Vamos trabalhar na saúde pública, contando com a nossa bancada federal na luta pela melhoria salarial para nossos servidores. Na segurança, vamos continuar investindo na qualificação dos policiais, contratando novos agentes e investindo em tecnologia. É preciso quebrar o ciclo da impunidade.

A campanha no Espírito Santo foi marcada pela ausência de apoio a candidatos presidenciais. Hartung e Vidigal não estiveram em coligações majoritárias. Os demais candidatos ao governo capixaba foram: Professor Daniel (PSOL), Coronel Figueiredo (PSL), Afonso Sarlo (PSDC) e Elias Coelho (PCO), que obtiveram menos de 1% dos votos cada um.

Paulo Hartung filiou-se ao PMDB em 1982 e em 1983, aos 25 anos, foi eleito deputado estadual, sendo o mais novo integrante da Assembléia Legislativa do ES. Em 1992, ganhou a Prefeitura de Vitória. Três anos depois, Hartung se licenciou para concorrer ao Senado e foi eleito com 780 mil votos. Em 2002, disputou o governo do estado e foi eleito no primeiro turno com 53,97% dos votos válidos.