Título: BERZOINI ATACA TUCANOS
Autor: Gerson Camarotti e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 13/09/2006, O País, p. 8

Petista chama oponentes de golpistas

BRASÍLIA. O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), reagiu às declarações do presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), e do ex-presidente Fernando Henrique, sobre a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Lula, mesmo se ele for reeleito. Berzoini chamou o comportamento é golpista e que na democracia a disputa pelo poder é feita em eleições.

No Palácio do Planalto, Lula comentou com aliados que é preciso muita paciência e tolerância até o resultado das eleições de outubro. Segundo Lula, quanto mais ele cresce nas pesquisas de opinião mais seus adversários ficam nervosos.

- A irresponsabilidade tem limite. Estamos no processo eleitoral, disputando a preferência do eleitor, e tem gente apostando na via do golpe. A eleição é o meio democrático de disputa do poder. No meio de uma eleição, falar em impeachment é passar um recibo de que seu candidato não tem chances - afirmou Berzoini.

Para o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), o presidente se disse tranqüilo e sereno.

- Quanto mais a gente sobe nas pesquisas, mais eles (os adversários) ficam nervosos. Temos de ter paciência e esperar o resultado das eleições - disse Lula a interlocutores.