Título: EX-MINISTROS POUPADOS
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 05/09/2006, O País, p. 5

Acordo deve adiar depoimentos na CPI

BRASÍLIA. Integrantes do governo e da oposição que fazem parte da CPI dos Sanguessugas podem fazer um acordo para evitar a convocação dos ex-ministros da Saúde Humberto Costa e José Serra durante a campanha. A idéia é aprovar hoje em reunião administrativa entre os 130 requerimentos pendentes para serem votados na comissão os que podem servir para adiantar as investigações e promover uma espécie de trégua na reta final da campanha. Costa é candidato ao governo de Pernambuco e o tucano ao de São Paulo.

Líder da minoria na Câmara e integrante da CPI, José Carlos Aleluia (PFL-BA), deve tratar do assunto com o presidente da CPI, o petista Antônio Carlos Biscaia (RJ), que é favorável à proposta, mas pretende ouvir os outros integrantes da comissão sobre o assunto.

Biscaia defende que, retirados os requerimentos que podem ter repercussão política, sejam aprovados as outras solicitações e sejam marcadas as audiências para o começo de outubro, depois do primeiro turno. Aleluia concorda:

¿ Vamos tirar tudo o que possa ser usado no processo eleitoral e aprovar tudo que ajude nas investigações. Trazer Costa ou Serra aqui agora seria eleitoral ¿ disse o pefelista.