Título: BANCADA TUCANA PEDE A EXPULSÃO DE TRIPOLI EM SP
Autor:
Fonte: O Globo, 04/01/2005, O País, p. 8

Vereador contrariou partido ao se eleger presidente da Câmara

SÃO PAULO. O diretório municipal do PSDB criou ontem uma comissão de ética para decidir o futuro do vereador Roberto Tripoli (PSDB), que abandonou a orientação de seu partido, fez composição com vereadores de oposição e foi eleito presidente da Câmara Municipal. A bancada de vereadores tucanos pediu ao diretório a expulsão de Tripoli do PSDB. No sábado, o vereador chegou a anunciar que estava se desligando do partido.

¿ Começamos a analisar o pedido de exclusão dos quadros partidários do presidente da Câmara ¿ informou o deputado estadual Edson Aparecido, presidente do diretório municipal.

A comissão de ética vai, agora, ouvir o vereador.

¿ Tripoli tem uma história no PSDB. A comissão quer saber o porquê da atitude dele no último sábado. A partir daí, vai se produzir um relatório e o diretório municipal tomará uma decisão ¿ disse Aparecido.

Os tucanos, porém, não descartam a possibilidade de compor com Tripoli para garantir maioria ao prefeito José Serra.

¿ Sob o ponto de vista político-partidário o PSDB precisa ter coesão. Isso é uma coisa. Mas, sob o ponto de vista de construção de governabilidade é evidente que o presidente da Câmara vai ser procurado ¿ afirmou Aparecido.