Título: A HARMONIA ENTRE A CÚPULA DOS PODERES
Autor:
Fonte: O Globo, 25/11/2004, Primeiro Caderno, p. 8

'A nação tem que estar entrosada', diz Jobim, anfitrião de jantar com Lula

BRASÍLIA. A cúpula dos três poderes se reuniu ontem em um jantar oferecido na casa do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim. Segundo ele, seria um jantar de amigos. É a segunda vez este ano que o ministro convida o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros integrantes do governo e do Legislativo para um encontro em sua casa. Sinal de que as relações entre os três poderes, em atrito até o ano passado, são agora de muito entrosamento.

- É um evento social para integração. Não tem conversa séria - disse ontem Jobim.

Conversa séria poderia ser o teto salarial para o funcionalismo público, projeto de lei que precisa ser apresentado em conjunto por Executivo, Legislativo e Judiciário.

Perguntado se não temia críticas da sociedade sobre uma relação tão próxima entre os representantes dos poderes, Jobim afirmou:

- A nação tem que estar entrosada. Cada um pode cumprir suas funções constitucionais com independência.

Especialista em culinária francesa, a procuradora da Fazenda Nacional Adrienne Senna, mulher de Jobim, ofereceu aos convidados um filet aux quatre poivres. Além de Lula, foram convidados os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AC), e da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), e suas mulheres.

Jobim disse que o jantar estava programado desde junho, quando houve uma confraternização na casa de João Paulo. O próximo encontro da cúpula deverá ser na casa de Sarney.