Título: BANCADA DO PT DIVERGE DE LULA E APÓIA VERTICALIZAÇÃO DE ALIANÇAS
Autor:
Fonte: O Globo, 25/01/2006, O País, p. 4

Parlamentares do partido devem votar contra mudança na regra eleitoral

BRASÍLIA. A bancada do PT não cedeu aos apelos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e decidiu ontem em reunião manter sua posição favorável a manutenção da regra da verticalização das coligações, pela qual os partidos não podem nos estados fazer alianças diferentes das que fizeram na eleição presidencial. Mesmo assim os defensores da emenda decidiram manter a votação marcada para hoje pelo presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

¿ O presidente Lula disse que pessoalmente era favorável à queda da verticalização, mas que quem decidia era o Congresso. Para o PT isso não atrapalha a reeleição do presidente Lula ¿ disse o líder, em exercício, do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP).

Lula tenta mudar orientação desde semana passada

Os petistas concluíram que os aliados apoiariam a reeleição de Lula para presidente, mas nos estados fariam alianças para isolar o PT. Lula, desde semana passada, tenta mudar a posição do partido. O ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, e o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), chegaram a ser acionados para mudar a orientação.

Os líderes dos partidos que querem derrubar o verticalização decidiram manter a votação hoje. Os defensores da emenda tinham ontem a garantia de 21 votos no PSDB. A grande dúvida se referia ao comportamento da bancada do PP.