Título: AMORIM ATACA NA OMC `RESQUÍCIOS DE FEUDALISMO¿ DE PAÍSES INDUSTRIALIZADOS
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 15/12/2005, Economia, p. 37

Ministro diz que pobres não podem esperar mais 20 anos por reforma agrícola

BRASÍLIA. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, atacou ontem o protecionismo dos países desenvolvidos, afirmando que eles permitem resquícios do feudalismo em pleno século XXI, numa alusão aos pesados subsídios agrícolas daquelas nações. O discurso de Amorim na plenária da 6ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Hong Kong, dirigiu-se principalmente à União Européia (UE).

Amorim acusou as nações ricas de camuflarem suas politicas agrícolas, escondendo uma realidade que prejudica os países pobres.

¿ Há um déficit de desenvolvimento no mundo. E eles (os países desenvolvidos) tentam vender uma rodada barata, ¿pechinchada¿ ¿ disse Amorim. ¿ Os países pobres não podem esperar por mais 20 anos uma verdadeira reforma no comércio agrícola. A hora de agir é agora.

Amorim lembrou que os países em desenvolvimento da África, da Ásia e da América Latina representam a maioria da população rural e são os principais responsáveis pelas exportações agrícolas globais. Mas as nações ricas não dão chance para que eles se desenvolvam:

¿ Os países ricos não podem esperar receber pagamento por fazerem aquilo que deveriam ter feito há muito tempo. Todas as formas de subsídios devem ser eliminadas, ou drasticamente reduzidas ¿ afirmou o chanceler. ¿ Após tantos anos, resquícios do feudalismo têm sobrevivido lado a lado de outros privilégios inaceitáveis.

Amorim ressaltou que é preciso haver equilíbrio de compromissos entre agricultura e acesso aos mercados, como serviços e produtos industrializados. E fez um apelo para que os membros da OMC não deixem a Rodada de Doha fracassar:

¿ Que não percamos esta oportunidade de promover o desenvolvimento.