Título: ARGENTINA VAI LIBERAR CALÇADOS BRASILEIROS
Autor:
Fonte: O Globo, 24/09/2005, Economia, p. 36

Abicalçados vai monitorar embarques ao país vizinho

BRASÍLIA. A Argentina anunciou ontem que vai liberar todos os calçados brasileiros embarcados para aquele país antes de 1º de setembro, hoje retidos na alfândega. Isso significa que cerca de 500 mil pares não terão de passar pelo licenciamento não-automático, implementado no início do mês. A demora no desembaraço das mercadorias quase levou ao rompimento do acordo entre calçadistas brasileiros e argentinos, que limitou as exportações do Brasil à Argentina entre 13 milhões e 14 milhões de pares por ano.

O acerto foi feito durante reunião do comitê Brasil-Argentina, na sede do BNDES, no Rio, comandada pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Ivan Ramalho, e o secretário de Indústria argentino, Miguel Peirano. Este afirmou que a Argentina dará prioridade aos calçados brasileiros embarcados depois de 1º de setembro. Segundo Ramalho, o governo brasileiro não se incomoda com a adoção do licenciamento não-automático pela Argentina, porque este teria sido uma exigência dos calçadistas brasileiros, temerosos de perder mercado para os chineses.

Além disso, o Departamento de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, a Secretaria de Indústria da Argentina e a Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) vão acompanhar, a partir de segunda-feira, os embarques e desembarques. (E.O.)