Título: PESQUISA REVELA UMA NOVA GERAÇÃO DE HOMENS PREOCUPADOS COM A MODA
Autor: Geralda Doca
Fonte: O Globo, 11/09/2005, Economia, p. 34

Consumidor tem entre 31 e 40 anos e gosta de comprar roupas de marca

BRASÍLIA. O empresário Paulo Carvalho, morador da capital federal, pode ser considerado representante de uma nova geração de homens consumidores: os que têm entre 31 e 40 anos e se preocupam em vestir roupas da moda, compradas em lojas de grife, instaladas em shopping centers da cidade.

- Sou viciado. Estou sempre renovando o guarda-roupa e gosto de conhecer os lançamentos. É bom estar bem vestido, na moda - afirma ele, que tem 33 anos.

Este comportamento é mais comum do que se imagina, apesar de freqüentemente associado exclusivamente ao homem metrossexual - em geral, profissional bem-sucedido e vaidoso, que investe na aparência e freqüenta manicure, faz limpeza de pele e depila sobrancelhas. Pesquisa inédita do Instituto de Estudos de Marketing Industrial (Iemi), parceiro da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), confirma que o homem está mudado.

Entre os quatro mil consumidores consultados em todo o país, no fim da estação outono/inverno, 55% dos homens fizeram sua última compra em um shopping, enquanto a parcela de mulheres foi de 47%. O resultado destrói o mito de que circular pelos corredores dos centros comerciais é a mais pura tradução da alma feminina.

Gasto masculino por peça superou o feminino

Para o representante comercial Anderson Rocha Costa, de 40 anos, fazer compras em shoppings é mais prático. Ele conta que gosta de olhar vitrines e saber as novidades.

- Gosto de estampas mais modernas e corte diferenciado - revela ele, que é fiel a duas marcas e chega a gastar R$400 por mês em shoppings.

Segundo o Iemi, Anderson não é exceção. Na coleção passada, o gasto masculino também superou o feminino: 32% dos homens desembolsaram até R$60 por peça de roupa. No caso das mulheres, 34% delas pagaram R$30. E, enquanto de forma geral o consumidor de vestuário está na faixa entre 41 e 50 anos, o representante comercial tem os 40 anos que marcam os grandes compradores.

Também chamou a atenção dos pesquisadores o fato de os homens comprarem mais roupas para saírem à noite do que o sexo oposto. Foram 23% contra 19%. Ao responder a pergunta sobre o que pesou na escolha do produto, 16% deles informaram que estavam buscando uma roupa da moda, enquanto 14% das mulheres tiveram essa preocupação.

- A pesquisa confirma a constatação dos consultores de que os homens estão mais antenados à moda - diz a coordenadora da pesquisa, Cristal Curty, acrescentando que, antes, moda masculina se resumia a cortes e cores clássicos.

Outra curiosidade é que eles planejam mais as compras: 71% dos homens (contra 61% das mulheres) disseram que viram o produto uma vez e depois voltaram para comprá-lo. Eles também acessam mais a internet para obter informações sobre moda e preferem pagar as compras à vista, enquanto elas usam com maior freqüência cartão de crédito e cheques. As mulheres se deixam seduzir mais pelos produtos e fazem o dobro de compras por impulso que os homens.

Objetivo do estudo é orientar estratégias de marketing

- Para substituir uma peça que estava fora de moda, os homens compraram o dobro das mulheres. Mas quando o assunto é encantamento pelo produto, elas compraram mais do que o dobro dos homens - destacou Cristal.

Segundo o levantamento do Iemi, o valor médio gasto nas últimas compras foi de R$82, sendo 40% pagos em dinheiro e 66% efetuadas nos dias de semana, principalmente à tarde. O objetivo da pesquisa, que será realizada a cada estação, é orientar as estratégias de marketing do setor, disse Cristal.

Homens e mulheres optaram por roupas de grife - 60% dos entrevistados compraram produtos de marca.

Legenda da foto: ANDERSON ROCHA Costa adora olhar vitrines, conhecer as novidades e comprar em shopping centers