Título: TUCANOS COBRAM MAIS INVESTIGAÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 04/08/2005, O País, p. 4

Serra, Alckmin e Aécio pedem apuração sobre negócios com multinacional

BELO HORIZONTE (MG) e SÃO PAULO. Três dos principais líderes do PSDB ¿ os governadores Aécio Neves, de Minas Gerais, e Geraldo Alckmin, de São Paulo, e o prefeito de São Paulo, José Serra ¿ defenderam ontem a necessidade de que as novas denúncias envolvendo o governo Lula com a Portugal Telecom sejam apuradas.

Pela segunda vez, em dez dias, Alckmin esteve em Belo Horizonte, onde se reuniu com Aécio. Depois do encontro, no Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador mineiro, o governador de São Paulo disse que eles falaram sobre a crise política. Ambos evitaram comentar o depoimento do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu no Conselho de Ética da Câmara, mas demonstraram afinidade na cobrança sobre a necessidade de apuração da nova denúncia.

Para Aécio, CPI precisa agora constituir provas

No entendimento de Aécio, o esforço maior da investigação na CPI, a partir de agora, deve ser no trabalho de constituição das provas. Ele alertou para o risco de dispersão do foco.

¿ Daqui para frente, acho que a investigação deve avançar nos indícios mais fortes, é chegada a hora do aprofundamento, do afunilamento e de apontar quem realmente são os responsáveis ¿ sugeriu o governador de Minas.

Serra também afirmou que apóia a investigação das denúncias feitas anteontem pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) que envolveu pela primeira vez o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diretamente na crise política.

¿ É necessário ser averiguado. Ele não fez uma acusação e sim um relato que tem que ser investigado, pois é uma coisa grave. O tempo mostrou que tudo que o Jefferson disse a respeito dos outros merece ser investigado, pois na maioria das vezes ele acertou, isso se ele não acertou em todas até agora ¿ disse Serra.