Título: ALIADO DE BUSH APÓIA CÉLULA-TRONCO
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 30/07/2005, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 36

Líder do governo no Senado assume posição contrária à da Casa Branca

WASHINGTON. O senador Bill Frist, líder do governo no Senado dos Estados Unidos, surpreendeu ao romper ontem publicamente com uma política estabelecida pelo presidente George W. Bush quatro anos atrás, e que apoiava. Ele disse ser agora favorável à ampliação do financiamento estatal a pesquisas com células-tronco embrionárias e ao aprofundamento de estudos nesta área.

Sua ousadia pode significar a aprovação de uma lei sobre o tema já aprovada pela Câmara dos Representantes, mas emperrada no Senado. A opinião de Frist sobre o assunto é influente: ele é médico, cirurgião especializado em transplantes de coração e sua avaliação é sempre levada em conta quando o Congresso trata de assuntos de saúde.

- Sou médico. Minha profissão é curar. E em todas as formas de pesquisas sobre células-tronco vejo hoje uma grande promessa de cura. A cura hoje pode ser apenas uma teoria, uma esperança, um sonho. Mas a promessa é suficientemente poderosa e por isso acredito que essa pesquisa merece que aumentemos nossa energia e o nosso enfoque nela - disse ele num longo discurso no Senado.

Assim como os grupos religiosos conservadores americanos que são contra o aborto, Bush é contra avanços nesse setor porque as células são extraídas de embriões humanos. Do outro lado estão os que acreditam que as células-tronco podem servir para tratamento de doenças como diabetes, câncer e mal de Parkinson.

Não uma questão de fé, mas um fato da ciência

Frist, que também é contra o aborto, argumentou:

- As células-tronco embrionárias encerram possibilidades de curas específicas que as células-tronco adultas simplesmente não podem fornecer. Elas têm a notável capacidade de se transformar em qualquer tipo de tecido e de se replicar indefinidamente. Um embrião é uma vida humana nascente, e essa posição é consistente com a minha fé. Mas para mim já não se trata mais apenas de uma questão de fé: é um fato da ciência.

Sua posição pode lhe custar caro, já que ele planeja se candidatar à presidência da República em 2008 e grupos conservadores, que deram a vitória a Bush, reagiram furiosamente:

- É uma tristeza o senador Frist ter capitulado à indústria biotecnológica. Ainda bem que a Casa Branca prometeu manter a linha ética e vetar qualquer legislação que expanda a atual política do governo - disse Tony Perkis, do grupo conservador Family Research Council.

Perkis se referia ao fato de a Casa Branca ter dito pouco antes que Frist informara sua posição a Bush. Em resposta, segundo ele, o presidente disse: "Você tem de votar conforme sua consciência". Ao ser perguntada se Bush manteria a promessa de vetar a lei, a Casa Branca informou que sua opinião não mudou.