Título: Tasso: `Pesquisas são um tapa na cara do PT¿
Autor: Roberta Canetti
Fonte: O Globo, 22/10/2004, O país, p. 9

Ao participar ontem da campanha do candidato tucano a prefeito de Curitiba, Beto Richa, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) disse que o resultado das pesquisas mostram a derrota do PT nas maiores cidades do país:

¿ Esses resultados são um tapa na cara do PT. Se as eleições fossem hoje, o PT perderia do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, a zona mais desenvolvida e mais rica do país.

O tucano afirmou que o crescimento do PT nas eleições municipais, registrado no primeiro turno, é reflexo de oportunismo político e não decorrente da aprovação do governo Lula, como dissera semana passada o chefe da Casa Civil, José Dirceu, em comício do candidato do PT a prefeito de Curitiba, Ângelo Vanhoni.

¿ O PT cresceu em prefeituras pequenas, por causa do poder que atrai os oportunistas do momento. Foi assim conosco, do PSDB. O PT está aliado com o PTB em algumas cidades; com o Partido Liberal, que é exatamente o oposto do Partido dos Trabalhadores, e com o PFL, em Florianópolis. Imagine: o Lula e o Jorge Bornhausen no mesmo palanque ¿ disse Tasso.

O senador disse que a avaliação do governo Lula só vai ser feita nas urnas em 2006, quando PT e PSDB deverão ser os principais oponentes.

¿ Nós terminamos uma fase da nossa história. Nós tínhamos um partido que nunca tinha sido poder e que se dava ao luxo de prometer tudo. Enquanto nós tínhamos que falar da terra, o PT falava do céu. Vamos ter um embate mais maduro em 2006 ¿ disse.