Título: PF INVESTIGA CONTRATOS DO IRB COM CORRETORAS
Autor: Jailton de Carvalho e Roberta Canetti
Fonte: O Globo, 22/06/2005, O País, p. 14

Ex-presidente diz em depoimento que mentiu em entrevista gravada pela revista 'Veja'

A Polícia Federal começa hoje a investigar os contratos do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) com corretoras e empresas de seguros para verificar se eles seguiram os trâmites legais. O IRB é alvo de um inquérito provocado pela entrevista do ex-presidente do instituto Lídio Duarte à revista "Veja", na qual ele declarou que recebera pressões do corretor de seguros Henrique Brandão pelo pagamento de uma verba mensal ao PTB de R$400 mil.

Em depoimento ontem na Superintendência da PF no Rio, Lídio disse que mentiu à "Veja" sobre as pressões exercidas por Brandão, embora reconheça ser sua a voz registrada na gravação da entrevista, divulgada pela revista. O ex-presidente do IRB alegou que não sabia que se tratava de uma entrevista e não explicou os motivos de ter mentido, como sustenta, ao repórter.

O desmentido de Lídio, contudo, não encerrará as investigações. A Polícia pretende entrar em contrato com os cinco integrantes da comissão de sindicância criada pelo IRB para investigar as denúncias. Funcionários da Corregedoria Geral da República também investigam o caso.

O inquérito sobre o IRB, conduzido pelo delegado Luís Flávio Zampronha, será enviado esta semana para a Justiça Federal do Rio. Henrique Brandão será um dos próximos a ser chamado a depor.