Título: ALERTA DE TSUNAMI CAUSA PÂNICO NA CALIFÓRNIA
Autor:
Fonte: O Globo, 16/06/2005, Ciencia e Vida, p. 34

Autoridades emitiram um aviso após tremor de 7 graus na escala Richter ter atingido a costa norte do estado

SÃO FRANCISCO. Um forte terremoto na costa norte do estado da Califórnia provocou na noite de terça-feira pânico entre os moradores por causa de um alerta sobre a ocorrência de uma tsunami. Autoridades locais, no entanto, cancelaram o aviso após concluir que não havia riscos.

Tremor atingiu 7 graus na escala Richter

O tremor de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h50m (23h50m, horário de Brasília) a 146 quilômetros a oeste de Crescent City, comunidade que presenciou uma tsunami em 1964.

- O movimento do sismo foi classificado de lateral. Por isso, descartamos a hipótese de tsunami, pois ela só ocorre após tremores verticais - explicou o sismólogo Ved Lekic, da Estação Sismográfica da Universidade da Califórnia.

Os serviços de emergência chegaram a emitir um aviso de que uma onda gigante poderia atingir qualquer parte da região entre a fronteira da Califórnia com o México e com o Canadá, mas, posteriormente, retiraram o alerta.

- Parecia que estávamos rodando. Algumas pessoas chegaram a ficar tontas. O tremor deve ter durado uns 15 segundos. Apesar do pouco tempo, foi assustador - contou Jim Andresen, capitão do Corpo de Bombeiros do condado de Humboldt.

Em Crescent City, 483 quilômetros ao norte de São Francisco, moradores deixaram áreas mais baixas perto da costa e buscaram abrigo em partes mais altas depois de uma sirene ter soado. Houve correria e pânico, segundo alguns relatos.

- As pessoas corriam perdidas, como se fossem galinhas sem cabeça. Sabíamos que tinha havido um terremoto, pois sentimos - contou Mac McGuire, que trabalhava no Departamento de Emergências quando ocorreu a tsunami de 1964.

Abalo não provocou prejuízos materiais

Não há relatos de prejuízos materiais grandes. Segundo as autoridades, os prédios não apresentaram qualquer problema em suas estruturas por causa do tremor.

Em 1964, 11 pessoas morreram na tsunami, a mais forte registrada na costa do Pacífico dos EUA até hoje e que deixou muitos moradores em pânico.

Em 26 de dezembro, quase 300 mil pessoas morreram após tsunamis varrerem ao menos 11 países no Sudoeste da Ásia e na África. A Indonésia e a Tailândia foram os mais atingidos.

www.oglobo.com.br/ciencia