Título: CERCA NEM SEMPRE IMPEDE OCUPAÇÃO
Autor: Selma Schmidt
Fonte: O Globo, 05/06/2005, Rio, p. 31

Praça próxima à Central tem trechos de grade arrancados e vira abrigo

Mesmo praças cercadas não ficam totalmente resguardadas da ocupação por moradores de rua. A Procópio Ferreira, vizinha à Central do Brasil, por exemplo, está com trechos da grade de ferro destruídos, não tem vigilância nem manutenção e é totalmente usada por moradores de rua. A Fundação Parques e Jardins (FPJ) promete acionar a Secretaria municipal de Assistência Social.

O cenário da Procópio Ferreira chega a ser pior do que o de outra praça próxima, localizada entre o Colégio Rivadávia Corrêa e a Avenida Tomé de Souza, que não é gradeada, não tem nome e também virou abrigo de mendigos, embora em número menor. Este espaço poderá sair da relação de locais onde a FPJ realiza o programa Jardineiro Boa Praça. Na semana passada, os alunos de jardinagem tiveram de se retirar, depois da reação de mendigos que se sentiram incomodados.

Do Centro para a Praia do Flamengo, a Praça Marinha do Brasil é outra área gradeada. Mas, sem cerimônia e sem serem abordados, moradores de rua pulam a cerca, com um metro de altura, para tomar banho no chafariz e cheirar cola.

A febre de cercar praças e trechos ociosos sob elevados aconteceu no governo Marcello Alencar na prefeitura do Rio. A Praça Irmãos Bernardelli, sob o Trevo das Forças Armadas, na Cidade Nova, foi inaugurada em 1990. O Parque Noronha Santos foi construído sob o Viaduto São Sebastião, de acesso do Túnel Santa Bárbara. Ao todo 24 parques e praças foram cercados por Marcello., como as praças Serzedelo Corrêa, Lido (Copacabana) e Paris (Centro). Em 1994, no primeiro governo Cesar Maia, a grade da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, ficou pronta. Ainda em Ipanema, a Praça General Osório foi cercada na segunda administração de Cesar.

Também com o objetivo de acabar com dormitórios de mendigos, vãos de viadutos foram cercados e ocupados com atividades. Assim é que a Comlurb construiu sedes de cooperativas de catadores de lixo em vários deles. E a Guarda Municipal instalou inspetorias sob viadutos de Laranjeiras e da Lagoa.