Título: ACADÊMICOS DARÃO PARECER SOBRE USO DE CÉLULA-TRONCO
Autor: Leonardo Valente
Fonte: O Globo, 03/06/2005, Ciência e Vida, p. 31

Academia Nacional de Medicina promove mesa-redonda para elaborar documento sobre o tema

RIO E RECIFE. A Academia Nacional de Medicina vai enviar em um mês um parecer sobre as pesquisas com células-tronco embrionárias para o Ministério da Saúde. Para elaborar o documento, a entidade promoveu ontem a mesa redonda "Células Tronco, seu uso na terapêutica celular", que teve como objetivo ouvir as opiniões de diversos especialistas.

- Diante de um assunto tão importante e polêmico, achamos importante trazer especialistas para a discussão sobre o tema, para que possamos elaborar um parecer que servirá como documento consultivo para o Ministério da Saúde - disse o presidente da entidade, Pietro Novellino.

Entre os temas que foram discutidos pelos especialistas estão "aspectos éticos do emprego de células-tronco de embrião humano" e "biologia das células-tronco".

- A cardiologia, por exemplo, é uma das áreas no Brasil com mais pesquisas feitas a partir de células-tronco - afirmou o cardiologista José Barbosa Filho, organizador da mesa.

Crianças recebem células-tronco de medula óssea

Ontem, médicos do Hospital SOS Mãos, em Recife, começaram a realizar cirurgias em crianças usando células-tronco retiradas da medula óssea dos pacientes. O objetivo é a recomposição de nervos periféricos das mãos. A técnica já testada em adultos apresentou resultados surpreendentes, segundo os médicos.

A primeira criança beneficiada foi Luis Henrique Barbosa, de 7 anos. Ele sofreu um corte na mão direita e ficou com os movimentos comprometidos. Segundo o cirurgião Rui Ferreira, a técnica vai reconstituir o nervo afetado.