Título: CIENTISTAS CRITICAM BUSH SOBRE CÉLULAS-TRONCO
Autor:
Fonte: O Globo, 26/05/2005, O Mundo / Ciencia e Vida, p. 30

WASHINGTON. Especialistas em células-tronco condenaram ontem as declarações do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que chamou esse tipo de pesquisa de antiética. Eles disseram ainda que o uso de embriões humanos é fundamental para o avanço das pesquisas.

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou na terça-feira uma lei bipartidária que incentiva o aumento do financiamento federal para as pesquisas com embriões humanos que seriam descartados. A lei, aprovada por 238 votos a 194, obteve o apoio até de conservadores antiaborto.

Os partidários da medida pediram ao Senado que aprove uma lei semelhante, mas Bush prometeu vetar qualquer medida que amplie a pesquisa com células-tronco, afirmando que ela cruza ¿um limite ético crucial¿.

¿ Acho importante lembrar que, nos primeiros tempos da fertilização in vitro, ouvimos muitas objeções parecidas com a que estamos ouvindo sobre as pesquisas com células-tronco ¿ disse Sean Tipton, porta-voz da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva e vice-presidente da Coalizão para o Avanço da Pesquisa Médica, que faz campanha pela pesquisa com células-tronco.

Na terça-feira, Bush apareceu ao lado de pais que receberam a doação de embriões congelados, remanescentes de processos de fertilização in vitro de outros casais. Os embriões foram implantados e se transformaram em bebês.