Título: Lula propõe "cidadania ativa" contra corrupção
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 25/05/2005, O País, p. 9

Presidente rebate em discurso na Coréia estatísticas que mostram aumento de 6% no desmatamento na Amazônia

SEUL, Coréia do Sul. Num momento em que integrantes de sua equipe estão sendo investigados por denúncias de irregularidades e o próprio governo está sob acusações de prática de corrupção, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a cidadania ativa e participante é a melhor forma de garantir a transparência do Estado, o combate à corrupção e o bom uso do dinheiro público.

Lula fez esse discurso na abertura do VI Fórum Global sobre Reinvenção de Governo, segunda-feira à noite em Seul, ao mesmo tempo em que seus aliados tentavam interferir na vontade da maioria do Congresso, que assinou o pedido de criação da CPI dos Correios (294 deputados e senadores assinaram o requerimento pela instalação da comissão). O encontro promovido pela ONU foi marcado pela ausência de grandes líderes mundiais.

Brasil sediará 4º Fórum de Combate à Corrupção

Nem mesmo o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, compareceu. Ao lado de Lula, estavam autoridades do Tajiquistão, da Tailândia, da Tanzânia e do Irã, além do presidente da Coréia do Sul, Roh Moo-hyun.

¿ Uma cidadania ativa e participante é a melhor maneira de garantir a transparência do Estado, de combater a corrupção, de assegurar o bom uso dos recursos públicos. O Estado democrático de direito necessita ser fortalecido. A independência e harmonia entre os poderes e a imprensa livre são elementos essenciais do estado de direito. Mas, no mundo moderno, é necessário complementá-los com normas que assegurem a transparência a todos as ações do governo, nos diferentes níveis ¿ disse Lula, lembrando que o Brasil vai sediar, em junho, o 4º Fórum Global de Combate à Corrupção.

De forma indireta, o presidente também rebateu as estatísticas de que o desmatamento aumentou 6% na região amazônica.

¿ No Brasil, enfrentamos o desafio de pôr fim a práticas predatórias responsáveis por verdadeiros desastres ambientais. O governo está adotando medidas para combater o desmatamento na Amazônia e essas medidas terão resultado num curto prazo.

Informações por telefone sobre a CPI dos Correios

Ao longo do seu primeiro dia de visita oficial à Coréia, o presidente manteve-se informado sobre as mobilizações em Brasília para tentar barrar a CPI dos Correios. Lula conversou com assessores por telefone. Mas trocou o bom-humor por uma expressão fechada ao ser perguntado pelos jornalistas sobre a CPI e a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar investigações do ministro da Previdência, Romero Jucá.

¿ São 6h da manhã (no Brasil) ... ¿- desconversou Lula.

Entre integrantes da comitiva, a avaliação, naquele momento (noite de segunda-feira no Brasil), era de que estava difícil impedir a instalação da CPI.