Título: PAPA CELEBRA PENTECOSTES E FAZ SERMÃO POR LIBERDADE E IGUALDADE
Autor:
Fonte: O Globo, 16/05/2005, O Mundo, p. 19

Na cerimônia, 21 diáconos de vários países são ordenados padres

CIDADE DO VATICANO. O Papa Bento XVI celebrou ontem sua primeira missa de Pentecostes na Basílica de São Pedro, no Vaticano, completamente lotada de fiéis. Na cerimônia, 21 diáconos de várias dioceses romanas foram ordenados e ele deu destaque ao tema da liberdade e de seus alicerces.

- A liberdade humana é necessariamente uma liberdade compartilhada, uma conjunção de liberdades - disse o Pontífice.

Segundo o Papa, para alcançar esse estado comum, é preciso haver uma harmonia ordenada de liberdades, baseada nos Dez Mandamentos ditados pela Bíblia.

- Os Mandamentos não são uma forma de limitar ou abolir liberdades, mas sim o fundamento da verdadeira liberdade - declarou aos fiéis.

Bento XVI defende fim de barreiras entre classes

Discursando diante de 11 diáconos italianos e dez de outras nacionalidades, Bento XVI também abordou o tema da igualdade.

- As fronteiras entre as pessoas precisam ser abertas e as barreiras entre classes e entre raças, derrubadas - defendeu o Papa, acrescentando que o papel da Igreja Católica é abrir essas fronteiras e derrubar tais barreiras. - Na Igreja, não pode haver pessoas esquecidas ou desprezadas, mas somente irmãos e irmãs livres, unidos em Cristo.

Depois da missa, o Papa comandou, na Praça de São Pedro, a tradicional oração dominical Regina Coeli. A multidão, estimada em mais de 40 mil pessoas, ovacionou Bento XVI quando o viu surgir na janela de seus aposentos, no Vaticano, com 20 minutos de atraso. O Papa se desculpou pela demora e ressaltou a importância para a Igreja da ordenação de novos sacerdotes.

Do grupo de 21 diáconos ordenados ontem, 11 eram italianos e 10 de Costa Rica, Bolívia, Uruguai, Peru, Irlanda, Romênia, Quênia, Angola e Nigéria. O mais jovem tinha 26 anos e o mais velho, 55.

www.oglobo.com.br/mundo