Título: BIRD: EM MATÉRIA DE GOVERNABILIDADE, BRASIL ESTÁ ATRÁS DE CHILE E BOTSUANA
Autor: José Meirelles Passos
Fonte: O Globo, 10/05/2005, Economia, p. 20

Pesquisa mostra que o país só avançou em efetividade do governo

WASHINGTON. O Brasil ainda está longe de alcançar níveis de governabilidade, de estabilidade política, de controle da corrupção, de redução da burocracia, de eficácia do governo e de obediência à lei iguais aos que já possui hoje o Chile, o país latino-americano mais bem-sucedido em todas essas áreas.

Na verdade, os índices obtidos pelo país nessas categorias estão bem abaixo do que os registrados por Botsuana, segundo revela um estudo feito pelo Banco Mundial (Bird), englobando 209 países, que foi divulgado ontem. A sua conclusão é que a qualidade da governabilidade estagnou tanto nos países ricos quanto nos pobres em 2004. Mas, no caso do Brasil a situação foi pior: houve, de fato, um recuo em cinco das seis categorias avaliadas por aquela instituição.

Para o Bird, bom governo não é privilégio de ricos

O Brasil só melhorou, de fato, em termos de efetividade do governo, com um total de 58,2 pontos ¿ o índice mais alto desde 1996, ano da primeira pesquisa do Bird, com base em consultas a 37 fontes distintas. Ainda assim, é uma pontuação menor que a de Botsuana (76,9).

Aquele país africano obteve índices ainda mais elevados que os brasileiros em outros cinco quesitos: poder de voz do povo e de responsabilidade do governo (68,9 para Botsuana, 55,8 para o Brasil); estabilidade política (69,4 contra 43,7); qualidade regulatória (79,8 contra 58,1); império da lei (70,6 contra 46,9); e controle da corrupção (80,8 contra 53,2).

¿Está provado que bom governo não é luxo apenas dos países ricos. Exemplos disso incluem Botsuana, Chile, Eslovênia e os países bálticos (Letônia, Estônia, Lituânia), economias emergentes que já alcançaram um governo de alta qualidade¿, diz um trecho do estudo. Segundo Daniel Kaufmann, diretor de Governo Global do Instituto do Bird, que coordenou a pesquisa, uma das principais conclusões foi a de que é possível medir, concretamente, os benefícios da qualidade governamental:

¿ Vimos que quando o império da lei prevalece num país, o resultado é que a sua renda per capita aumenta em até 300% a longo prazo.

De acordo com esse estudo, cada vez mais os países doadores de assistência, e também os investidores em geral, vêm dando maior importância aos índices referentes às seis categorias agora catalogadas pelo Bird. Segundo Kaufmann, a pesquisa que esse organismo atualizará anualmente será uma referência para as decisões dos donos do dinheiro, já que ela concentra informações que até agora eram produzidas de forma individual.