Título: BRASIL DEVE APROVEITAR ALTA DE PREÇO DO CAFÉ
Autor:
Fonte: O Globo, 21/04/2005, Economia, p. 24

Ministério diz que pretende aumentar as vendas do produto

O Brasil, o maior produtor mundial de café, está aumentando as vendas do café mantido nos estoques do governo para tirar proveito da alta dos preços da commodity, disse um graduado funcionário do Ministério da Agricultura.

O país pode vir a aumentar suas vendas num momento em que a redução da produção de café gera um aumento da demanda por estoques do produto, disse Vilmondes Olegário da Silva, chefe do Departamento de Café do Ministério da Agricultura. Ontem, o governo ofereceu no mercado 60 mil sacas de café de seu estoque, disse Silva.

¿ Como a produção está menor do que o consumo, o governo prevê vender mais café este ano ¿ disse Silva, em entrevista por telefone. E acrescentou: ¿ A escassez de café está fazendo o mercado se voltar para os estoques mundiais.

Silva, no entanto, recusou-se a dizer qual o volume adicional de café que o governo pode vir a vender.

O Brasil vendeu 525 mil sacas de café este ano até a semana passada, disse. O país possui quatro milhões de sacas de café em seus estoques, que foram reunidos nos últimos 20 anos, quando o governo começou a comprar café para ajudar a manter os preços, disse Silva. O país também detém outras 200 mil sacas de cafés especiais colhidos durante a safra 2002-2003, quando os baixos preços do produto fizeram o governo comprar sacas para ajudar os produtores da commodity, disse o funcionário.