Título: LULA COMEÇA VIAGEM POR CINCO PAÍSES DA ÁFRICA
Autor: Francisco Leali
Fonte: O Globo, 10/04/2005, O País, p. 11

Camarões dará tratamento de celebridade ao presidente, que busca apoio para vaga permanente em conselho da ONU

IAUNDÉ, Camarões. Em busca de apoio à pretensão brasileira de ter assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia hoje mais uma viagem à África. O périplo por cinco países em quatro dias começa com um banquete oferecido hoje por um chefe de governo que está há mais de 20 anos no poder. O presidente Paul Biya, que no ano passado se reelegeu para mais sete anos de mandato, receberá Lula no palácio erguido no alto de um morro, com vista para a empobrecida capital de Camarões.

No país onde a taxa de analfabetismo chega a 70% da população com mais de 15 anos e a renda per capita não alcança US$800, Lula vai ter tratamento de celebridade. As autoridades locais montaram arquibancadas na estrada que liga o aeroporto até o centro de Iaundé. Espera-se uma recepção calorosa para o presidente brasileiro, que chega com planos de também pedir apoio à candidatura do embaixador Seixas Correia para a presidência da Organização Mundial de Comércio (OMC) e oferecer ajuda na área de saúde.

Os camaroneses estão particularmente interessados na política de medicamentos genéricos implantada no Brasil. Querem conhecer melhor como funciona e esperam por apoio para a produção local de remédios de patente liberada.

Lula passará apenas 19 horas em Camarões. Não terá oportunidade de conhecer a nova embaixada brasileira. O posto foi reaberto em janeiro como parte da estratégia de valorizar as relações com os países africanos em meio ao interesse brasileiro de ganhar uma vaga no Conselho de Segurança da ONU.