Título: PRESIDENTE ADMITE QUE TEM VIAJADO MUITO
Autor: Francisco Leali
Fonte: O Globo, 10/04/2005, O País, p. 11

Em 27 meses de governo, foram 103 dias fora do Brasil

BRASÍLIA. Na recente visita à Venezuela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que tem viajado muito ao exterior. Hoje, em Camarões, ele dará início a sua 46ª viagem internacional desde a posse. É a quarta visita ao continente africano e a sétima viagem ao exterior de 2005. Numa estratégia de política externa agressiva, nestes 27 meses de governo o presidente Lula passou mais de três meses ¿ 103 dias¿ fora do Brasil. Esteve em 61 nações, priorizando o Hemisfério Sul. Venezuela, Estados Unidos, Suíça, Argentina e São Tomé e Príncipe foram visitados mais de uma vez.

A agenda serve ao objetivo de se consolidar como líder entre os países da América do Sul e reforça a campanha da candidatura do Brasil a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU.

¿ Como o presidente Lula sempre diz, queremos entendimento com os países do sul, porque nos dá mais força nas negociações internacionais ¿ afirmou o embaixador Pedro Mota, diretor do Departamento da África do Ministério das Relações Exteriores.

Nova visita à França, onde esteve em 2003, em julho

No primeiro ano de governo, Lula fez 18 viagens internacionais. Ficou 53 dias visitando 32 países. Na Suíça, França e Argentina esteve mais de uma vez. Em 2004, foram 21 viagens internacionais: 39 dias em 21 países. Na Índia e na China o presidente teve agenda inclusive aos domingos. Numa mesma viagem, Lula visita até cinco países. Ele costuma dizer que as viagens ao exterior não incluem escala em Paris, mas esteve na França no primeiro ano de governo e irá de novo ao país em julho, para as comemorações da Data Nacional.

Parte das viagens programadas para este ano resulta dos contatos feitos por Lula com chefes de Estado que visitaram o Brasil ao longo de 2004, como o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A previsão é que Lula vá à Rússia em outubro. Na mesma viagem, ele irá à Inglaterra.

Até o fim do ano, mais quatro idas ao exterior

Neste ano, o presidente já fez seis viagens internacionais, a oito países, incluindo a Itália para os funerais do Papa João Paulo II, na última sexta-feira. Outras quatro viagens ao exterior estão programadas até o fim do ano. A próxima será em maio: Japão e Coréia do Sul. Em setembro, deve participar da Assembléia Geral da ONU, em Nova York, e em dezembro irá à reunião de cúpula do Mercosul, no Uruguai.