Título: `VAI TER CONFLITO, O POVO ESTÁ DESCONFIADO¿
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 10/04/2005, O País, p. 4

Prefeito de Pedro Juan Cabalero é contra Senad financiada pelos EUA

PONTA PORÃ. O temor de que os Estados Unidos usem o narcotráfico como desculpa para se estabelecer na fronteira tem provocado reações negativas no Paraguai. O prefeito de Pedro Juan Cabalero, Pedro Gonzalez, é contrário à instalação da nova sede da Senad financiada pelos EUA.

¿ Isso vai gerar um conflito interno entre os cidadãos contra e a favor dos EUA. O povo está desconfiado ¿ disse Gonzalez.

Ele quer impedir a construção e anunciou que fará um plebiscito na cidade.

¿ O povo é quem vai decidir ¿ afirmou.

Tina Figueiredo, coordenadora do Fórum Social Nortenho, entidade que reúne 17 movimentos populares paraguaios, disse que haverá resistência popular.

¿ A Senad é uma fachada dos ianques e nada mais. É permanentemente protegida pelo DEA. O governo está entregando nossa soberania. Antes, para invadir um país, os EUA usavam o discurso do combate ao comunismo. Hoje o comunismo foi substituído pelo terrorismo e o narcotráfico.

O maior aliado dos americanos em Pedro Juan Cabalero é o governador do departamento (estado) de Amambay, Robert Acevedo Quevedo. Ele doou recentemente um terreno para a construção da nova sede da Senad e é um defensor da presença da DEA na cidade.

¿ Não é verdade que o terreno será usado para construção de uma base do DEA. A Senad é que recebeu financiamento da Embaixada dos EUA. A colaboração deles é boa para nós. Ivan Mesquita caiu só porque os EUA estavam atrás dele ¿ afirmou.