Título: MINISTÉRIO PÚBLICO E PF PEDEM A PRISÃO DE DANIEL DANTAS
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 01/04/2005, Economia, p. 29

Pedido feito à Justiça de SP inclui Carla Cicco, presidente da BrT

BRASÍLIA e RIO. A Polícia Federal e o Ministério Público pediram na semana passada à Justiça Federal de São Paulo a prisão do banqueiro Daniel Dantas e da presidente da Brasil Telecom (BrT), Carla Cicco. Até agora, a Justiça paulista não deliberou sobre o pedido. Daniel Dantas e Carla Cicco estariam nos Estados Unidos, segundo fontes da PF. Ontem chegaram a circular boatos de que o banqueiro havia sido preso, mas a PF descartou a hipótese.

A Polícia Federal e o Ministério Público decidiram pedir a prisão de Dantas e de Carla Cicco com base nas investigações do suposto esquema de espionagem da Kroll Associates sobre a Telecom Italia, uma das sócias da BrT. O banco Opportunity, de Dantas, também é sócio da Brasil Telecom. Segundo informações da PF, a Kroll teria investigado a Telecom Italia a pedido de Dantas e com a conivência de Cicco. No pedido de prisão, a PF e o Ministério Público dizem que os dois se recusaram a prestar depoimento no inquérito sobre o esquema da Kroll ¿ considerada a maior do mundo em consultoria em gerenciamento de riscos.

Opportunity tem disputa judicial com a Telecom Italia

Segundo o inquérito, a Kroll teria sido contratada pela Brasil Telecom. O Opportunity disputa judicialmente com a Telecom Italia e com fundos de pensão o controle da companhia telefônica. A espionagem ocorreu entre 2003 e 2004. A briga do Opportunity e da Telecom Italia deve-se ao preço pago na compra da operadora de telefonia CRT, do Rio Grande do Sul, em que também tinham sociedade.

A espionagem incluiu a violação de e-mails do ministro da Secretaria de Comunicação, Luiz Gushiken. Alguns foram trocados por Gushiken entre 2000 e 2001 com o empresário Luiz Roberto Demarco, ex-sócio de Dantas no Opportunity, onde administravam investimentos de fundos de pensão. Na época, Gushiken tinha uma consultoria de fundos de pensão. Demarco também tem disputas na Justiça com Dantas.

Procurados pelo GLOBO para comentar o assunto, assessores de Dantas afirmaram que ele está fora do país.