Título: WOLFOWITZ É APROVADO COMO PRESIDENTE DO BIRD
Autor:
Fonte: O Globo, 01/04/2005, Economia, p. 29

Indicado por Bush é eleito por unanimidade

WASHINGTON. O Banco Mundial (Bird) aprovou ontem por unanimidade a indicação de Paul Wolfowitz como presidente da instituição, apesar do incômodo de alguns de seus membros pelo papel do americano como um dos arquitetos da invasão ao Iraque. O resultado já tinha sido decidido nas capitais dos principais países acionistas do banco quando a direção da entidade, composta por 24 diretores executivos, votou conduzida pelo consenso.

Wolfowitz terá alguns meses de transição antes de assumir a presidência do banco em 1º de junho, quando James Wolfensohn deixa o cargo após dez anos comandando a instituição.

Em nota, Wolfowitz disse que os próximos seis meses serão cruciais para decisões sobre política de desenvolvimento internacional, antes de uma reunião de cúpula das Nações Unidas em setembro, que irá discutir formas de redução da pobreza. Ele também disse entender a necessidade urgente de aliviar as dívidas dos países mais pobres, melhorias em infra-estrutura e integração regional.

O número 2 do Pentágono era candidato único ao cargo ¿ que, por acordo, costuma ser ocupado por um americano, ao passo que a Europa indica o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Um grupo de ativistas americanos protestou do lado de fora da sede do banco em Washington contra a indicação.