Título: RUMSFELD DISCUTE CRIME ORGANIZADO COM GOVERNO
Autor:
Fonte: O Globo, 22/03/2005, O País, p. 12

Secretário de Defesa dos EUA chega hoje ao Brasil; cooperação científica também estará em pauta

WASHINGTON. O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, chega hoje ao Brasil para conversar com o governo sobre dois assuntos que, segundo ele, o presidente George W. Bush considera prioritários. Um é a sua disposição de intensificar a cooperação entre os dois países em ciência e tecnologia, no que diz respeito ao setor de defesa. Outro é a cooperação entre o Brasil e os países vizinhos, mais os EUA, para combater eventuais vínculos entre o crime organizado, os narcotraficantes e os terroristas internacionais.

O segundo tema é tido por Rumsfeld como a principal preocupação dos EUA na América Latina, segundo afirmou um alto funcionário do Pentágono designado pelo secretário de Defesa.

¿ Rumsfeld define como combinação anti-social os vínculos que vêm sendo criados entre gangues, narcotraficantes e terroristas. A idéia é fazer com que nossos países se coordenem para combatê-los ¿ disse o porta-voz de Rumsfeld.

As autoridades brasileiras informaram que já foram avisadas de que o secretário de Defesa dos EUA incluiu o temor do governo americano com a Tríplice Fronteira na pauta de assuntos que tem a tratar em Brasília nesta quarta-feira.