Título: TENSÃO PRÉ-REFORMA
Autor: Roberta Canetti
Fonte: O Globo, 22/03/2005, O País, p. 3

Chantagem severina

Presidente da Câmara dá ultimato a Lula: ou PP fica com Comunicações ou fará oposição

Opresidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), deu ontem um ultimato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ameaçando romper com o governo caso o deputado Ciro Nogueira (PP-PI), segundo-vice presidente da Câmara e seu aliado, não seja nomeado hoje para o Ministério das Comunicações.

¿ Se o presidente não assinar amanhã (hoje) a indicação do Ciro, o PP poderá ser o aliado do PFL. Ou teremos o ministro das Comunicações ou tomaremos posição diferente ¿ disse.

A ameaça foi feita no fim do discurso em agradecimento à homenagem que recebeu ontem da Assembléia Legislativa do Paraná. De Curitiba, Severino seguiu para Brasília, onde foi recebido por Lula, à noite, para uma ¿conversa definitiva¿ sobre a entrada do PP no Ministério.

Antes de pressionar publicamente Lula pela nomeação de Nogueira, Severino havia dito, em entrevista, que o PP apoiaria o presidente Lula até o fim de seu mandato e que seu partido seria aliado do PT nas eleições de 2006.

¿ O desempenho do presidente é o desempenho do PP ¿ dissera, acompanhado de Nogueira. A condição para que a aliança do PP com o PT seja mantida com a nomeação do aliado foi imposta mais tarde, no fim da solenidade.

Severino enalteceu o deputado indicado pelo PP para a pasta, hoje ocupada pelo deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE), ao ser perguntado sobre a atuação inexpressiva de Nogueira no Congresso:

¿ Eu sei que ele (Ciro Nogueira) está sempre presente da Câmara. Aqueles que o criticaram agora vão ver o que é Ciro como ministro das Comunicações.

Ameaça também de chamar os 300 aliados

Severino foi homenageado duas vezes em Curitiba. De empresários, recebeu elogios e também o pedido de arquivamento da Medida Provisória 232, que aumenta a carga de impostos. Ele afirmou que a MP ¿está sepultada¿ e desafiou o presidente Lula mais uma vez:

¿ Se não há consenso, não há outra alternativa a não ser derrubar a medida provisória. Se o presidente insistir, vou convocar todos aqueles 300 que votaram em mim para derrubar a MP. A medida será derrotada dentro de poucos dias.

No plenário da Assembléia, Severino recebeu a comenda ¿Pinhão de Ouro¿, entregue a personalidades importantes para o desenvolvimento do Paraná. Surpreso com a homenagem, Severino discursou de improviso, provocando risos descontraídos na platéia ao mencionar que usa um marca-passo, o que teria permitido que seu coração suportasse a emoção de receber a comenda. Ele também contou que, quando jovem, visitava o Paraná com freqüência, a trabalho.

¿ Eu comecei como mascate. Já pensou o que é um mascate sair daqui agora para encontrar o presidente da República para decidir quem vai ser o ministro das Comunicações? ¿ vangloriou-se.

O presidente da Câmara desviou de assuntos polêmicos, como o aumento das verbas de gabinetes para os deputados e a aprovação de projetos que poderão provocar um rombo de quase R$30 bilhões por ano aos cofres públicos:

¿ Estive em Anápolis e quase não consegui andar por causa do carinho do povo. Sei que defendo o que é justo. Onde eu chego, há uma multidão para me abraçar. Se eu fosse um cabra mais bonito, então! Ele (Lula) foi mais esperto do que eu. Já é presidente da República e eu só sou o presidente da Câmara de Deputados.

¿Se tivesse mais filhos, nomearia também¿

Sobre a nomeação de seu filho, José Maurício Valladão Cavalcanti, para a Superintendência federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Pernambuco, disse:

¿ Todos (os que nomeou) têm curso superior. Estou prestando um serviço ao país. Se tivesse mais filhos, estaria colocando (com nomeação) também.

Ao receber a menção honrosa, disse que vai afixá-la em seu gabinete em Brasília para revelar aos visitantes que o Paraná existe.

¿ Nunca pensei que receberia uma homenagem como esta. Tocou profundamente meu coração. Que coisa bela. Que encanto. Vou colocar lá na presidência da Câmara dos Deputados e todas as pessoas que forem até lá vão saber que existe o estado do Paraná ¿ disse Severino, para desconforto dos deputados paranaenses.