Título: LULA DEVE DEMITIR LANDO E COSTA
Autor:
Fonte: O Globo, 16/03/2005, O País, p. 5

Partido de Severino Cavalcanti decide disputar Comunicações com PMDB

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou ontem à noite ao Palácio do Planalto os ministros da Previdência, Amir Lando, e da Saúde, Humberto Costa, que deverão ser substituídos pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) e pelo ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, respectivamente. A provável demissão de Costa e as dificuldades para concluir a reforma ministerial poderão levar Lula a cancelar sua ida à festa de comemoração dos 25 anos de PT, sábado, em Recife.

Dirceu assume tarefa de resolver impasse com PP

Se deflagrar a reforma esta semana, o presidente quer evitar constrangimentos no momento em que terá que sacrificar companheiros petistas. Ao longo do dia ontem, Lula fez diversos contatos e o chefe da Casa Civil, José Dirceu, ficou encarregado de tentar resolver o impasse com o PP do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), com quem se reuniu duas vezes.

Ontem, PP e PMDB entraram na disputa pelo Ministério das Comunicações, hoje ocupado pelo peemedebista Eunício Oliveira. Severino disse a Dirceu que o PP deseja a vaga para indicar o deputado Ciro Nogueira (PI). Mas Dirceu não teve uma resposta de Lula para a proposta. É certo que Ciro Nogueira será ministro, não se sabe ainda de qual pasta.

¿ O PP fechou posição pelo Ministério das Comunicações. Foi isso que nos foi oferecido na semana passada e aceitamos ¿ disse Severino a Dirceu.

Severino diz que Nogueira será ¿um grande ministro¿

Na Câmara, Severino confirmou a opção do PP:

¿ Qualquer nome do PP irá engrandecer a equipe do presidente Lula. Ciro Nogueira será um grande ministro.

Dirceu consultou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), sobre Nogueira. O governador disse que nada tinha contra a indicação.

¿ É importante a indicação para o Piauí. No estado não há nada que desabone a conduta de Ciro Nogueira ¿ afirmou o governador.