Título: PROGRAMA NUCLEAR DO IRÃ TEM AJUDA DA RÚSSIA
Autor:
Fonte: O Globo, 28/02/2005, O Mundo, p. 17

Irã e Rússia assinaram ontem um acordo pelo qual Moscou fornecerá o combustível nuclear necessário para Teerã inaugurar sua primeira usina de energia atômica. A parceria, selada no reator de Bushehr, no sul do Irã, concretiza-se no momento em que o país islâmico sofre crescente pressão dos Estados Unidos, que acusa o Irã de estar desenvolvendo em segredo armas nucleares. Pelo contrato, o Irã está obrigado a devolver à Rússia o combustível usado. Moscou espera que isso dissipe as preocupações dos EUA de que o material usado seja reutilizado indevidamente.

Segundo reportagem do ¿The Washington Post¿, com base em fontes diplomáticas e do governo americano, o Irã pode ter começado a desenvolver seu programa nuclear há 18 anos, quando funcionários iranianos se reuniram com sócios do cientista paquistanês Abdul Qadeer Khan, o pai da bomba atômica do Paquistão, para discutir a venda de equipamentos de fabricação de armas nucleares.

Em fevereiro de 2004, Khan foi afastado do cargo de assessor científico especial do governo do Paquistão após uma investigação sobre transferência de tecnologia nuclear para a Líbia, o Irã e a Coréia do Norte. Considerado herói nacional em seu país, ele acabou perdoado pelo governo.

Primeira remessa prevista para meados de 2006

Alexander Rumyantsev, chefe da Agência Federal de Energia Atômica da Rússia, informou que especialistas russos serão enviados a Bushehr para equipar a estação.

¿ Estamos planejando o lançamento para o fim de 2006. Cerca de meio ano antes será realizada a primeira entrega de combustível ¿ disse.

O reator de Bushehr vai gerar mil megawatts de eletricidade. O local começou a ser construído antes da revolução islâmica de 1979 e foi danificado na guerra Irã-Iraque (1980-1988). O projeto foi reativado depois, com ajuda russa e ao custo estimado de US$800 milhões. O Irã planeja construir outros reatores.