Título: Caso Chevron tem reação mista nos EUA
Autor: Chacra, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2012, Vida, p. A21

Os investidores da área de energia nos Estados Unidos observam com atenção a denúncia do Ministério Público Federal contra executivos da Chevron no Brasil e alguns chegam a temer que um cenário próximo ao da Venezuela comece a ocorrer no território brasileiro, apesar de analistas acharem um exagero a comparação.

Na avaliação de Christopher Garman, da agência de risco político Eurasia, em relatório distribuído a clientes que incluem investidores americanos, "não há motivação contra companhias estrangeiras de petróleo no governo brasileiro. Na verdade, a Polícia Federal e o Ministério Público estão fazendo uma tempestade sobre o vazamento, provocando um debate público no Brasil a respeito da regulação da segurança nas reservas brasileiras em grande profundidade". Segundo o analista, é um exagero dizer que existe um sentimento contra companhias de petróleo estrangeiras na administração de Dilma Rousseff.

Outros especialistas são mais céticos. "Se você começa a prender executivos, as pessoas nas companhias de petróleo como a Shell, BP (British Petroleum) e ENI com concessões no Brasil ficarão cautelosas. Neste cenário, elas não abandonarão o Brasil completamente, mas podem se retrair, retirar seus bens e esperar por tempos melhores, como na Venezuela", afirmou Eric Smith, da Universidade Tulane.

Na Bolsa de Valores de Nova York, as ações da Chevron perderam 1,07% do valor.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 22/03/2012 07:59