Título: Afilhado de Aécio e Pimentel mantém perspectiva de vitória no 1º turno
Autor: Marchi, Carlos
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/09/2008, Nacional, p. A7

Lacerda (PSB) aparece no Ibope com 42% das intenções de voto, 13 pontos a mais que a soma dos adversários

Carlos Marchi

Apoiado pelos bem avaliados governador Aécio Neves (PSDB) e prefeito Fernando Pimentel (PT), o candidato Márcio Lacerda (PSB) manteve a perspectiva de vitória folgada no primeiro turno em Belo Horizonte: ele oscilou para 42% (40% na última pesquisa, há duas semanas) e supera em 13 pontos porcentuais (11 pontos na última) o total da intenção de voto dos adversários, segundo pesquisa Ibope contratada pelo Estado e pela TV Globo. Na rodada anterior, Lacerda havia quadruplicado as intenções de voto, assumindo a dianteira da corrida.

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados indicam um nome sem ler a lista de candidatos, Lacerda lidera com folga maior ainda: tem 37%, contra 20% de todos os adversários juntos, evidenciando que seu nome está suficientemente popularizado. Em meados de julho, outra pesquisa Ibope lhe atribuía apenas 8%, enquanto a candidata Jô Moraes (PC do B) tinha 17%. Agora, Jô caiu para 12%.

No entanto, a indecisão dos mineiros ainda é grande: 42%, na pesquisa espontânea, e 20%, na estimulada, não sabem em quem votar ou prometem votar em branco ou anular o voto.

As simulações de um pouco provável segundo turno mostram uma diferença expressiva de Lacerda sobre os seus adversários. Ele venceria Jô Moraes por 48% a 20% e Leonardo Quintão (PMDB) por 47% a 20%.

A pesquisa mostra a força de seus padrinhos. A gestão de Pimentel é considerada ótima ou boa por 79% dos eleitores; já a administração de Aécio é julgada ótima ou boa por 86% dos belorizontinos.