Título: Agentes vistoriam morro no Rio para visita do presidente
Autor: Clarissa Thomé e Marcelo Auler
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/11/2007, Nacional, p. A9

Enquanto segurança verificava acesso ao Cantagalo, na favela ao lado traficantes separavam droga para venda

O Morro do Cantagalo, que receberá amanhã a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estava dividido ontem. Do lado esquerdo, agentes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência vistoriavam acessos ao morro e o Ciep João Goulart, onde será o lançamento das obras do PAC das Favelas no Rio. Na favela ao lado, a Pavão-Pavãozinho, traficantes com pistolas separavam droga para venda e monitoravam a movimentação dos agentes por radiotransmissores. Não houve confronto.

Os homens da Presidência disseram que não iriam interferir em ¿questões de segurança pública¿ e nem transitaram pela Pavão-Pavãozinho, que também será contemplado pelo PAC. Segundo os agentes, a maior preocupação é o trecho de 100 metros em torno da escola. Por ali ninguém entrará armado. Depois dos 100 metros, a responsabilidade é da Polícia Militar e os agentes não vão interferir. Não há operação policial programada.

Ontem, batedores do Corpo de Fuzileiros Navais percorreram o trajeto que Lula fará e agentes de segurança vistoriaram as dependências em que ocorrerá a cerimônia. O prédio, à beira do morro, tem cinco andares e três subsolos. Além do Ciep, funcionam ali outros projetos, como o Criança Esperança e Dançando Para Não Dançar.

A PM já vai intensificar hoje a vigilância no morro. A entrada de carros nas duas favelas será suspensa a partir das 18 horas. Não será permitido estacionar na Rua Saint Roman e na Estrada do Cantagalo. A equipe do Gabinete de Segurança Institucional exigiu que carcaças de carros abandonados fossem retiradas dos acessos ao morro para facilitar o trânsito do veículo presidencial. Chegou-se a cogitar que Lula fosse para a favela de helicóptero. Mas a hipótese foi descartada por causa do risco de tiros.

A segurança também não autorizou que o presidente chegasse ao Ciep no elevador usado pelos moradores, considerado precário. Só Lula e o governador Sérgio Cabral (PMDB) chegarão de carro. Os outros participantes subirão o Cantagalo em vans .

Links Patrocinados Estadao.com.br | O Estado de S.Paulo | Jornal da Tarde | Agência Estado | Radio Eldorado | Listas OESP Copyright © Grupo Estado. Todos os direitos reservados.