Título: 'É mistura de dinheiro público com dinheiro sujo'
Autor: Porto, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/06/2007, Nacional, p. A13

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), o relator do projeto de lei sobre reforma política em debate no Congresso, está indignado. Na opinião dele, o substitutivo apresentado nesta semana por um conjunto de seis partidos, entre eles o PT e o PMDB, com chances de ser aprovado nos próximos dias, vai piorar a atual legislação. ¿O projeto mistura dinheiro público com dinheiro sujo do narcotráfico, do jogo do bicho, do desvio de verbas do orçamento¿, disse ele ao Estado. ¿É o pior dos mundos.¿

Como o senhor vê a emenda que combina financiamento público de campanha com lista flexível de candidatos?

Ela quebra a espinha dorsal da proposta feita pela comissão especial de reforma política, da qual fui relator. Em todos os debates da comissão só houve um ponto de consenso absoluto, que foi o seguinte: jamais combinaríamos financiamento público de campanha com lista flexível. Por isso, propusemos que fosse definida em primeiro lugar a lista fechada, para depois estabelecer o financiamento público.

Por que?

Porque na lista fechada o dinheiro público vai para o partido,onde pode ser melhor fiscalizado, e ninguém vai buscar dinheiro no paralelo, porque ninguém pode fazer campanha pessoal. Mas, com a lista flexível, que dá ao leitor a possibilidade de votar em pessoas e não em listas, o que vai acontecer? As pessoas vão preferir votar em nomes, porque essa é a cultura brasileira. E os candidatos vão sair por aí em campanhas disfarçadas, com dinheiro do caixa 2. A mistura de dinheiro público com dinheiro vai resultar na eleição mais corrupta da história do País.

O senhor é contrário a qualquer possibilidade de lista flexível?

Acho que podemos ter lista flexível, mas sem dinheiro público. Eles estão querendo mordomia de casado, com as regalias de solteiro. Na Operação Mãos Limpas, que combateu a corrupção política na Itália, concluíram que a mistura de lista flexível com financiamento público permitia a entrada de dinheiro da máfia no sistema político.

O senhor acha que o sistema pode piorar, em vez de melhorar?

Se aprovarem esta proposta, que é uma cópia pirata da original, tenho certeza que vai acontecer o que nunca imaginei fosse possível: vão piorar o atual sistema. É o pior dos mundos.