Título: Pacote forçou emissora a tomar decisões difíceis
Autor: Mello, Patrícia Campos
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/04/2007, Internacional, p. A12

O pacote que chegou quarta-feira à sede da NBC, em Nova York, foi imediatamente declarado suspeito assim que percebeu-se que fora enviado de Blacksburg, Virgínia, e identificava o remetente como A. Ishmael. Na noite de quarta-feira, o âncora do programa The NBC Nightly News, Brian Williams, qualificou o material de 'manifesto multimídia' e disse que ele fora enviado por Cho Seung-hui, identificado como o assassino de 32 pessoas no campus de Virginia Tech.

Executivos da NBC não entenderam por que a rede foi escolhida para receber o material. Nada no pacote mencionou alguém especificamente na NBC. A chegada do envelope deu início a um intenso processo de tomada de decisões, em grande parte liderado por Steve Capus, presidente da NBC News.

Um segurança da emissora, Brian Patton, abriu o pacote. Capus disse que Patton e todos os funcionários da NBC que manusearam o material original usaram luvas. Ele contou que só viu o conteúdo depois que cópias foram feitas. 'Eu soube do conteúdo pouco antes do meio-dia', afirmou. Capus e outros funcionários viram que o envelope havia sido postado numa agência de Blacksburg, às 9h01 de segunda-feira, mostrando que Cho visitara o correio no período entre os primeiros dois assassinatos e o segundo massacre.

A NBC entrou rapidamente em contato com o FBI e a polícia da Virgínia. Funcionários do FBI de Nova York foram buscar o material no Rockefeller Center. Capus disse que o pacote continha um DVD e 23 páginas de um texto intercalado com fotografias. 'Cho não fez nenhuma referência a pessoas ou a atos específicos', afirmou Capus. O estudante não mencionou os assassinatos cometidos no alojamento e nem disse que estava prestes a continuar o massacre.

Segundo Capus, a NBC esperou para divulgar a história à noite, no noticiário de Williams, porque a direção da rede precisou tratar com as autoridades e decidir que parte do material poderia ser transmitida pela TV. Numa entrevista concedida ainda na noite de quarta-feira, Williams afirmou que a rede estava preocupada com o efeito da divulgação do material. 'Foi muito ruim levar ao ar esse material', disse.