Título: Chávez: produção tem limitações 'técnicas e éticas'
Autor: Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/03/2007, Economia, p. B6

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, criticou ontem, durante visita à Jamaica, a produção de etanol. Segundo ele, há limitações 'técnicas e éticas' para a fabricação do biocombustível. O venezuelano manifestou dúvidas quanto à viabilidade da produção massiva do produto, que compete com o petróleo, principal item da pauta de exportação de seu país.

'Saibam os senhores que só a Venezuela produz hoje três milhões, ou um pouco mais, de barris de petróleo por dia. Para produzir três milhões de barris de etanol por dia, creio que seria necessário semear com milho e cana-de-açúcar todo o território existente no mundo, incluindo as cidades', disse Chávez.

'Teríamos de sair deste edifício ou, algo mais grave, estaríamos usando as terras férteis, a água disponível, que não é muita, a tecnologia, as máquinas, fertilizantes... Para produzir alimentos, não para as pessoas, mas para os veículos dos ricos', advertiu.

'À Colômbia, ao Brasil, à Jamaica, a todos os países irmãos dizemos, a partir da Venezuela, com muita humildade, que utilizemos nossas terras para produzir alimentos para os nossos povos. Há cerca de 300 milhões de pessoas passando fome na América Latina e no Caribe.'

O venezuelano disse ainda que conversará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os 'perigos do etanol'.