Título: Pedido DNA para provar que Fidel nasceu no Pará
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/08/2006, Internacional, p. A26

Um pedido de exame de DNA para comprovar a origem brasileira do ditador cubano Fidel Castro acaba de chegar à Universidade Federal do Pará. Três pesquisadores paraenses, Jessé Feitosa, seu filho, Dantas, e Edilson Oliveira garantem que Fidel nasceu em Tracuateua, no nordeste do Pará.

Eles querem provar isso comparando o DNA de um suposto tio de Fidel, Dagoberto, hoje com 102 anos, que vive em Tracuateua. Eles pesquisaram os passos de Angel Castro, pai de Fidel, pela América Latina.

Angel Castro teria chegado à cidade paraense na década de 1920, onde conheceu Delphina Smith, com quem se casou e teve Fidel. Foram aparecer, tempos depois, em Iquitos, no Peru, perto da fronteira do Brasil. Não se sabe o que fez a família entre Tracuateua, Iquitos e Cuba, apenas que Angel sumiu, aparecendo depois para pegar Fidel e ir a Cuba, nos anos 1950.

Especula-se que Angel esteve em Tracuateua e em Igarapé-Açu, no Pará, onde há uma colônia de espanhóis. Lá, havia uma família Castro na comunidade de Bom Jardim. No poder, Fidel teria despachado Ernesto Che Guevara ao Pará para apagar sua origem. Che seria responsável pelo incêndio no cartório de Santa Maria da Foz do Tauari, em Gurupá, nos anos 60.