Título: Condoleezza pede a cubanos que fiquem na ilha
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/08/2006, Internacional, p. A26

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, gravou uma mensagem ontem pedindo aos cubanos que não fujam da ilha em direção à Flórida. "Não queremos que as pessoas arrisquem a vida no mar", disse o porta-voz do Departamento de Estado, ao anunciar a gravação. A mensagem será transmitida pela Rádio Martí e pela TV Martí, mantidas pelos EUA para divulgar informações em Cuba. A mensagem de Condoleezza surge num momento de incerteza política no país, após o anúncio do afastamento temporário do líder Fidel Castro. Avisos semelhantes já haviam sido enviados no passado pelo governo americano.

Condoleezza também exorta os cubanos para que trabalhem por um transição pacífica de poder. Segundo o Departamento de Estado, o anúncio "reflete um contínuo apoio para o povo cubano em sua aspiração por uma transição democrática no país". Os meios de comunicação mantidos pelos EUA para influenciar os cubanos, porém, não têm grande alcance, pois o governo cubano altera os sinais. Mas a mensagem deve alcançar mais impacto por meio de redes comerciais de Miami, captadas pelos cubanos em satélites piratas.

A secretária afirma ainda na gravação que os EUA insistirão para que a comunidade internacional se junte à pressão por uma transição que "abra o caminho rapidamente para eleições pluripartidárias".