Título: Alckmin diz que foi Lula quem torturou o País
Autor: Monica Bernardes
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/06/2006, Nacional, p. A8

Tucano rebate declaração do presidente de que CPIs torturaram petistas

Em mais um round na disputa pela Presidência, o pré-candidato tucano, Geraldo Alckmin, acusou ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "torturar e violar" o povo brasileiro.

A declaração, feita em visita a Petrolina, no sertão de Pernambuco, Estado natal do petista, foi uma referência ao fato de o presidente ter desafiado a oposição a mostrar na campanha as "torturas" sofridas por petistas nas CPIs que apuraram irregularidades em seu governo.

"O Lula fica com essas bravatas de que quer ver imagens das CPIs sendo usadas na TV", disse Alckmin. "Ele fala em tortura e tal. Mas quem teve a conta violada foi um caseiro nordestino. E quem sofreu tortura foi todo o povo com essa história de cuecão, dólar cubano em caixa de uísque, desvio de dinheiro público e operação sanguessuga", disparou, ao se referir a declarações de Lula de quinta-feira.

Sobre a educação, quem contestou Lula foi o vereador José Aníbal, um dos coordenadores da campanha tucana. "É estranho o Lula, que já se beneficiou do ensino técnico, falar agora em perspectiva e criar oportunidades, sendo que ele simplesmente suspendeu o Programa de Ensino Profissionalizante (Proep) e devolveu os recursos ao Banco Mundial."