Título: 'Era uma catástrofe previsível'
Autor: Denise Madue¿oJoão Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/01/2005, Metrópole, p. C3

Para o vereador Ricardo Montoro (PSDB), agora é hora de transformar em vitória a perda da presidência da Câmara Municipal, sofrida por José Serra no primeiro dia de Prefeitura. "A derrota é um anúncio de novos tempos. O governo não vai usar toma-lá-dá-cá." Mas a eleição de Roberto Tripoli abalou Montoro. O vereador deixou o plenário e pouco falou. Ontem, um dia depois, deu a seguinte entrevista ao Estado: Quando o senhor soube que disputaria a presidência contra Roberto Tripoli?

Soube quando ele foi anunciado pelo Celso Jatene. Havia um zunzunzum e ele me perguntou se eu tinha os votos necessários. Tinha 27, que nos dariam a vitória. Era o número real. Imaginei que teríamos mais um voto, mas com 27 daria. Sou mais velho do que o Jatene.

Mas 27 votos era uma tática arriscada, não? Uma margem muito estreita.

O ideal era acima dos 30. Não conseguimos. Nossa maneira de agir foi com base em valores éticos. Serra falou isso no discurso e é assim que agimos.

Falando em ética, a palavra também foi usada nas críticas de seus colegas. Qual sua classificação sobre o episódio?

Antiético é muito pouco. Foi uma atitude anti-republicana, de favorecimento, oportunismo e individualismo. Os vereadores do PSDB se sentiram traídos. A melhor definição é traição. Ficamos surpresos, perplexos, mas era uma catástrofe previsível. Ele não tem mais ambiente. Ele nunca foi tucano, apenas estava no PSDB.

Como vai ser a relação entre o governo e a Câmara e o presidente Tripoli?

Vamos montar uma base de sustentação com os critérios que nos nortearam. O resultado mostrou que não será difícil: saímos com 26 vereadores altamente comprometidos em apoiar o prefeito. Consolidamos um grupo coeso, sem usar o toma-lá-dá-cá. Ouvi pessoas dizerem que bastaria dar subprefeituras que conseguiríamos os votos. No fim, ontem (anteontem) foi uma vitória. A derrota é um anúncio de novos tempos na relação entre Executivo e Legislativo.