Título: No rádio, pedido de pressa para Fundeb
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/12/2005, Nacional, p. A5

Em seu programa semanal de rádio ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "pediu a Deus" para que o Congresso vote ainda neste ano a proposta de emenda constitucional que cria o Fundeb. Pelo texto do projeto, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica aumentará o repasse de recursos federais para o ensino infantil, fundamental e médio. No programa, Lula disse que, aprovada a proposta, a educação contará com mais R$ 4,3 bilhões por ano. "Isso vai permitir que a gente cuide das crianças brasileiras e faça um investimento muito mais forte nos Estados mais pobres, que estão atrasados em relação aos ricos", afirmou. O Fundef, fundo voltado apenas para o ensino fundamental, recebe complementação anual de R$ 570 milhões pelo governo federal. "Quando tivermos o projeto (do Fundeb) aprovado, as crianças e os adolescentes brasileiros voltarão a ter esperança de que vale a pena acreditar no Brasil", disse o presidente. Na entrevista, Lula ignorou as críticas à política social e avaliou que o governo tornou a área "muito forte". Disse que programas como o Pronaf e o Bolsa Família garantiram a inclusão social de milhares de pessoas. "Vale a pena o governo estender a mão para os mais necessitados."

Ao definir a política econômica como "séria" e a social como "forte", Lula voltou a fazer críticas aos antecessores. "Estamos apenas fazendo o que precisava ser feito no Brasil há 50 anos. Se alguém não quis fazer, a única coisa que, humildemente, eu peço: por favor, nos permitam fazer o que o Brasil há muito tempo reclamava e reivindicava", afirmou. "É certo que ainda estamos longe de chegar ao Brasil que todos sonhamos, mas melhorou muito."

O programa quinzenal de rádio, produzido pela Radiobrás, passou a ser voltado exclusivamente, nas últimas edições, a setores mais pobres da população. É nessa camada que Lula conta com maior apoio e simpatia para uma eventual candidatura à reeleição em 2006. Nos últimos programas Café com o Presidente, Lula tem enfatizado apenas ações destinadas aos mais carentes, como o Bolsa Família, o Pronaf e o Luz para Todos.