Título: UE cria vacina contra variante do vírus
Autor: Isabel Sobral e Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/10/2005, Vida&, p. A21

OUTRA CEPA: A União Européia anunciou ontem a descoberta de uma vacina para o homem contra a cepa H7N1 do vírus da gripe aviária. A variante é classificada como altamente patogênica e, em 1999, causou surtos fatais de gripe entre frangos italianos. Mas o risco de se tornar pandêmica é menor do que a causada pelo H5N1. Chamada de RD-3, a vacina foi criada por um consórcio de seis parceiros da Grã-Bretanha, França e Itália , que inclui instituições acadêmicas e científicas, assim como o laboratório Sanofi-Aventis. Os testes devem começar no primeiro semestre de 2006. A Comissão Européia, que apoiou o consórcio, anunciou que destinará 43,5 milhões a pesquisas que incluirão uma vacina contra a gripe aviária e um melhor tratamento para a gripe comum.

Enquanto isso, a Roche suspendeu temporariamente o fornecimento do antiviral Tamiflu nos Estados Unidos, Canadá e Finlândia, afirmando que pretende garantir quantidade suficiente do remédio para a próxima temporada de gripe comum.

O Senado americano liberou ontem US$ 7,9 bilhões para o combate da gripe aviária, duplicando o valor previsto inicialmente.