Título: 22 brasileiros são detidos no México, perto dos EUA
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/02/2005, Cidades e Metrópole, p. C6

CIDADE DO MÉXICO - Um brasileiro acusado de facilitar a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos foi detido ontem, pela polícia mexicana, em um ônibus em excesso de velocidade. Com ele, foram presos 22 brasileiros sem documentação. O veículo acabou detido pelas autoridades quando circulava em alta velocidade pela rodovia que liga a Cidade do México ao município de Piedras Negras. Segundo o motorista mexicano, o grupo planejava esperar ali uma oportunidade para cruzar a fronteira com os Estados Unidos.

No entanto, João Leonardo Rodríguez de Souza, de 31 anos, acusado de agenciar os imigrantes ilegais, disse que os ocupantes do veículo planejavam apenas uma visita turística a Querétaro, local que fica na metade do caminho para Piedras Negras.

O comunicado oficial da Secretaria de Segurança Pública Federal destaca que os brasileiros possuíam formulários mexicanos de imigração e passaportes com dados que não correspondiam aos oficiais. Todos os presos foram levados para instalações do departamento de imigração, onde devem aguardar a deportação para o Brasil.