Título: Sanduíches para 1,5 milhão de pessoas por dia
Autor: Daniel Hessel Teich
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/01/2005, Economia, p. B16

Na Cidade do Alimento não existe nada que justifique a lenda urbana de que os hambúrgueres do McDonald's são feitos de minhoca. Mas o que ocorre dentro do complexo escapa à compreensão do mais criativo entre os admiradores do Big Mac, a começar pela fenomenal escala de produção. A comida que sai das fábricas à beira da via Anhangüera alimenta 1,5 milhão de pessoas que passam todos os dias pelas 550 lojas da rede. A unidade da FSB Foods processa diariamente 35 toneladas de farinha e produz 3,5 mil dúzias de pães por hora. Por mês, usa-se 15 toneladas de gergelim, só para salpicar os pães. O forno é tão potente que leva apenas 10 minutos para assar as bolotas de massa. Todo processo de produção leva duas horas e termina numa visão que parece saída do filme Metropolis: milhares de pães de hambúrgueres girando em uma imensa torre de cinco metros de altura enquanto esfriam, depois de sair do forno. A linha de produção tem dois detectores de metais. Apenas 11 funcionários trabalham na área de produção da FSB Foods.

A unidade de processamento de carne é a que guarda os grandes segredos da rede. A carne usada nos hambúrgueres não recebe um único aditivo, seja conservante, tempero ou mesmo sal. Todo o processamento se vale apenas da variação na quantidade de gordura na mistura e aos sucessivos congelamentos e resfriamentos a que a carne moída é submetida.

Os moedores de carne da Braslo são imensos. Um deles, transforma instantaneamente blocos de 20 quilos de carne e gordura congelada em flocos de 1,5 milímetro. O processador de carne fresca mói uma tonelada de cada vez. Os flocos congelados e a carne moída são misturados em uma gigantesca panela de aço com capacidade para cinco toneladas. Depois de moldados, os hambúrgueres são submetidos a uma temperatura de 50 graus negativos. Viram pedra em menos de três minutos. A fábrica também é um prodígio de automação. Tem apenas 80 funcionários trabalhando em dois turnos. Produz 720 hambúrgueres por minuto.

Os depósitos da Martin Brower são como uma sucursal da Sibéria. A temperatura chega a 25 negativos nas imensas câmaras frigoríficas. Os embarques são feitos em 20 docas que ficam em uma vasta ante-sala com temperatura média de 11 graus. Se os aparelhos de refrigeração pifarem, os frigoríficos são imediatamente selados para não haver variação de temperatura. Durante todo o dia, um trânsito frenético de empilhadeiras abastece os caminhões. Cada loja da rede recebe mercadorias duas vezes por semana e cada caminhão costuma atender quatro lojas por dia.